Curso AS3

Participei do Game Jam Brasil

gamejam.jpg

Wow! É com muita alegria que posso dizer que fiz parte do Game Jam Brasil. Básicamente foi uma maratona de programação de 31 horas seguidas para desenvolver jogos para o OLPC XO, o evento ocorreu no laboratório de computação da UFSCAR.

Foram 14 equipes, que variam de 1 a 4 membros, minha equipe foi formada por mim e meu grande amigo Thiano Lima.

erick-thiano.jpg

E para que as equipes não gastassem tempo a toa, a organização nos abasteceu o tempo todo. :D

coffe-break.jpg

E após 31 horas de programação a criançada começou a brincar com os jogos desenvolvidos no XO.

jogando.jpg

A maioria das equipes desenvolveram os jogos em PyGame, os únicos loucos foram eu e meu amigo Thiano, que fizemos o jogo em Flash e tivemos a dura tarefa de fazer o jogo rodar no Gnash, Flash Player OpenSource, Adobe Flash Player nem pensar.

Foi tudo muito divertido, porém o Gnash precisar melhorar urgentemente, ele roda apenas Flash 7 e AS2, e ainda sim, muitas classes do AS2 não podem ser usadas, como a Color, tivemos problemas também para conseguir rodar o áudio e sem falar no desempenho do Player que deixa muito a desejar.

Bem, mas isso tudo faz parte :), resumindo EU ADOREI, foi uma experiência muito bacana programar para o XO.

O game vencedor foi o clássico Poing, onde os jurados foram as crianças que votaram colando bolinhas douradas nos cartazes dos jogos. Nós desenvolvemos o Math Ballon, confira logo abaixo:

PS. o código fonte estará dispinível, assim que possível eu disponibilizarei aqui.

This movie requires Flash Player 8.

8 Responses to “Participei do Game Jam Brasil”

  1. thiano Says:

    Ehh erick foi o bixo mesmo eimmm e o resultado do jogo foi supreendente pois todo mundo q eu mostro gosta, isso sem contar as crianças q eu ainda nao encontrei uma q nao ficou viciada kakakaka falei pra o filho da minha orientadora q havia acabado de jogar q futuramente vamos montar um ranking para o jogo e vc precisava ver a kra do muleque dizendo q ele ia ser o primeiro da lista kakakak mto bacana mesmo.
    Sem contar q foi mto legal trabalhar com vc e ver o resultado do nosso jogo… ahh nao sei se vc sabe mas em março tem outra em sao paulo na USP, vou chegar o reio nos estudos ate la para agente chegar e fazer algo mais legal ainda… afinal o erick me conhecendo sabe q ideias nao faltam kakakakakak quem sabe agente nao faz o da maria fumaça eim erick..???

  2. Franklin Bravos Says:

    Erick,

    Realmente muito interessante seu jogo, sou viciado em flash desde o flash 4, mas trabalhei pouco na área, sempre mexi como hobby. Da uma olhada no meu site pessoal feito em em Flash + XML, com um mesclado de AS1 + AS2.
    http://bravos.googlepages.com . Assim que possível colocarei as coisas em ordem por lá.
    Como faço para participar desse evento também?
    Abraço

  3. Fabio Montefuscolo Says:

    Só agora estou espiando o jogo que a galera fez. Estou achando o maior barato este jogo que vocês criaram. Muito divertido mesmo! Espero participar novamente do GameJam e espero encontrá-los lá novamente.
    Abraços,
    Fabio

  4. Odair Nogueira Says:

    Legal Erick o jogo que você fez, está de parabéns. Só pecou na compatibilidade com outros navegadores. Por essa mesma questão não consegui passar o jogo para os meus alunos do projeto social aqui de Taiúva. No único teste que consegui fazer, detectei uma lista de bugs no game, assim como problemas de cálculo físico para o balão. Se for o caso estarei te passando a extensa lista por e-mail ou algo mais sigiloso. Obrigado.

    Dica:
    http://www.gamingroom.net/jogos_online_qc.php

  5. Erick Souza Says:

    Olá Odair,

    Este game foi algo como uma brincadeira de nerdys para ver o que saia em 31 horas, não pretendemos dar continuidade no game. Talvez o Thiano, meu parceiro no desenvolvimento do game, tenha feio algumas melhorias, pois ele é viciado em games. Mas obrigado. =D

  6. Ramon Samudio Says:

    Muito boa matéria

  7. Carla Campos Says:

    Um evento bacana.

  8. ルイヴィトン 財布 Says:

    so usefeul!~I like it very much!`

Leave a Reply